sábado, 28 de setembro de 2013

Palavra que desconstrói

Milagres acontecendo, bênçãos sendo recebidas, pessoas amadas, pessoas perdoadas, pessoas bem resolvidas com Deus. Ah... Está tudo bem!.......... E tenho que confessar que isso me incomoda!
Que chato jogar esse balde de água fria depois de tantos elogios né?!
Ora. Se está tudo bem então não há com que se preocupar. Certo?

Bem... Creio que somos imperfeitos, que vida com Deus consiste em constante crescimento e crescer tem lá suas exigências. Mais responsabilidades, mais trabalho, mais prudência, renúncias e etc.
 Lucas 12:48 já diz que "A quem muito é dado, muito será exigido"

A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido".
Lucas 12:48
A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido".
Lucas 12:48
A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido".
Lucas 12:48
A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido".
Lucas 12:48
Em João 3:3 Jesus nos adverte que para chegar ao reino dos céus é necessário nascer de novo.
O que isso significa?
Quando alguém nasce não sabe o que é, o que faz, porque está ali, o que está acontecendo.
A cabeça está vazia. Não há conclusões. Não há conceitos.
Nascer de novo é aceitar a condição plena de que desconhecemos tudo. Mas, uma vez que já não somos mais bebês e já possuímos uma grande bagagem de ideias, é bem complicado entender como isso é possível.
É aí que entra a renúncia. Pra crescer com Deus precisamos renunciar nosso "conhecimento". Nos esvaziar. Abrir espaço para coisas novas. Desconstruir para então edificar.
Mas estamos aceitando ser desconstruídos?

É muito fácil abrir a bíblia ler que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para morrer por nós e dizer: "Deus disse pra MIM que Ele me ama...", mas é incrível como, tão facilmente, "mim" é trocado por "nós" quando se trata de versículos como "Tira primeiro a trave do teu olho. Ó, hipócrita!"

Quantos compartilhariam sobre como Deus tem falado do quanto se é hipócrita?

Às vezes é difícil admitir o que Deus fala pra mim. Nem sempre Ele diz que me ama. Às vezes fala que estou sendo orgulhosa, imprudente, que preciso confiar mais, que estou agindo de forma errada. Às vezes me sinto terrível ao enxergar minhas atitudes.
Isso dói. Eu não quero admitir que não sou tão boa assim, mas como posso me tornar melhor no que tenho falhado se não sou capaz de abrir os olhos pros meus erros?

É aí que mora o perigo de "estar tudo bem".
Se está tudo bem, tudo lindo, não temos levado nenhum puxão de orelha então creio, sim, que há algo errado aí! Ou será que nos tornamos finalmente perfeitos?

A verdade é que erramos constantemente, logo estamos sujeitos à correção.
Facilmente lembramos que Deus é Pai e que nos ama, mas não vamos esquecer que assim como um pai o Senhor repreende aqueles que ama! (Provérbios 3:12)

Se não temos recebido correção ou Ele não nos ama, ou temos recusado a exortação. E eu afirmo que a primeira opção não é.

Hebreus 4:12 compara a palavra de Deus com uma espada de dois gumes por vários motivos, mas primeiro, porque uma espada fere!

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o rein
 "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que a espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
João 3:3
A palavra de Deus fere, porque penetra até encontrar o nosso lado podre que queremos esconder. A palavra fere, porque mexe com nosso orgulho, mas se está doendo é porque estamos nos permitindo ser moldados, afinal para construir algo novo é preciso destruir o velho, quebrar as velhas edificações, se quebrar.

Se está tudo bem, então há motivos pra se preocupar sim! Se  está confortável demais é porque não temos ouvido o barulho insuportável das britadeiras e furadeiras dentro de nós. Nada está sendo derrubado. Nada será construído.


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário