segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sem cerimônias

Eu lia Lucas 7:36-50 onde Jesus é convidado para comer na casa de um fariseu, mas é surpreendido por uma mulher que chora em seus pés, os lava com bálsamo e enxuga com os próprios cabelos. O fariseu, sabendo que era uma prostituta, questiona o poder de Jesus por não "reconhecer" que quem o tocava era uma pecadora, mas Jesus lhe diz: "Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou.  Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou" (Lc 7: 44-47).
Isso me fez pensar sobre como tenho tratado Jesus dentro da minha casa. 
Jesus sempre foi bem-vindo no meu lar e tem liberdade pra fazer o que quiser. Sei lá. Tipo aquele amigo que a gente deixa abrir a geladeira, mudar o canal da tv,  deitar no sofá... Mas, às vezes, a gente acaba ficando tão acostumado com a presença daquele amigo que já nem oferece água ou o serve à mesa. 
Depois de ler isso chego a conclusão de que lágrimas, coração quebrantado, atenção atraem mais. Como foi com Marta e Maria. Deus preferiu a atenção de Maria à dedicação de Marta. (Lc 10:38-42)
Então de que adianta eu deixar Deus à vontade em minha casa, minha vida se me encho de cerimônias pra chegar até ele? De que adianta ter essa presença maravilhosa e não desfrutar dela?
Deus prefere que eu chore em seus pés, enxugue com meus próprios cabelos à ser servido pelos meus melhores banquetes.
Como você tem tratado Deus em sua casa?

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"Ossos do ofício"

Em Janeiro de 2009, eu tinha 15 anos e estava tendo uma das minhas primeiras experiências com missões. E, diga-se de passagem que, para as primeiras, aquelas foram muito mais grandiosas do que eu podia imaginar.

Em Barcarena durante uma campanha de King's Kids, usando a estratégia de dança, estávamos envangelizando pela primeira vez na cidade quando um homem bêbado se aproximou e começou a dançar conosco. O evangelismo pessoal era feito em pares, e, assim que a dança terminou, precisei procurar por meu parceiro e  o encontrei, justamente, conversando com aquele homem. Então me juntei a eles e começamos a conversar.
Ele contou de seu passado, do porquê estava ali. Resumidamente, a história é essa: Seu nome é Antonio. Ele sentia uma dor muito grande que nenhum médico podia curar e parecia que a única coisa que fazia a dor parar era beber. Então se transformou num alcoólatra e a bebida foi tomando conta da sua vida a ponto de não o deixar mais voltar pra casa por estar sempre bêbado e não lembrar o caminho de volta. Assim, faziam, se me lembro bem, quase 5 anos que não via sua família novamente.
Falamos sobre como Jesus podia curar a sua dor e ainda o levar de volta pra casa, mas já era hora de voltar para a igreja na qual estávamos alojados, então oramos por ele e nos despedimos.
Alguns dias depois fomos dançar em uma feira onde encontramos Luciano, um servidor do exército que estava de férias. Apenas conversamos. Não me lembro de chegarmos a falar de Deus pra ele, mas o convidamos pra jogar vôlei conosco na quadra onde jogaríamos durante todo o tempo que ficaríamos ali.
Já quase prontos para voltar quem encontramos??? Antonio! Ele estava um pouco mais sóbrio, mas ainda bêbado. Pediu o endereço da igreja em que estávamos hospedados e disse que iria nos visitar.
Os dias se passaram e chegou o domingo. Dia de culto para todos, mas folga para nós. Não fomos a igreja naquele dia, mas ao final do culto o pastor vem até nós e pergunta: "Quem de vocês convidou um Senhor chamado Antonio?". Eu e David, meu parceiro, nos apresentamos muito alegres por saber que ele tinha ido à igreja. E o pastor disse: "Festejem! Porque ele aceitou a Jesus hoje!". Ficamos super felizes pela notícia e ao decorrer da viagem ainda joagávamos vôlei com  Luciano, mas nunca falávamos de Deus pra ele.
No nosso último dia em Barcarena, voltamos à feira e quando íamos embora encontramos alguém muito parecido com Antonio. Sem barba, bem vestido e trabalhando. Era o Antonio!!! Sóbrio e parecendo muito feliz. Fomos falar com ele e enfim nos despedir quando ele disse: "Esperem. Quero apresentar umas pessoas a vocês." Já estávamos felizes e surpresos o bastante por ver a mudança drástica ocorrida em tão poucos dias e por saber que a dor havia sumido, no entanto ele ainda veio com uma notícia muito além das nossas expectativas.

"Vejam! Esta é minha esposa, esses são meus filhos e esses..." - Disse ele emocionado - "São os meus netos que eu não conhecia..."
Isso foi a coisa mais emocionante que eu vi até aquele dia. Ficamos extremamente felizes por tudo o que Deus fez na vida dele, por vê-lo atribuir tudo isso a Deus e ainda podermos fazer parte de algo tão importante pra ele e pra Deus.
E o Luciano???
À noite, quando nos despedíamos da igreja ele resolveu nos fazer uma visita surpresa e essa não foi a única surpresa que ele nos fez. Ele tabém aceitou a Jesus!
Me perguntei por milhões de vezes como isso pôde acontecer já que nunca falamos de Deus pra ele, mas hoje entendo que Deus tem milhares de formas de agir e uma delas é, simplismente, se mostrando através da nossa vida.
Deus se mostrando através de nós e, mesmo sem precisar, mudando e restaurando vidas através da nossa só me faz ter mais certeza de que missões é o meu caminho.
Ver acontecer coisas que fazem você se sentir vivo, útil, realizado, são ossos do ofício de obedecer ao chamado de Deus.
Deus quer te usar! E tem um chamado pra você também. Ouça e disfrute das maravilhosas experiências que isso pode te trazer!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Saia da zona de conforto!!!


Em 2009 eu estava um acampamento no meio da selva. Era um momento reservado para falar com Deus, mas de uma forma que eu nunca havia tentado antes. Sem bíblia.
Achei que não conseguiria, mas descobri, nesse dia, mais uma das infinitas maneiras de Deus falar, de forma incrível e preciso compartilhar.
O Q.G todo era rodeado por uma mistura branca de cal e alho para espantar bichos peçonhentos e resolvi não ultrapassar esse limite para não correr riscos. Me sentei em um tronco no chão e ali começei a me esforçar para ouvir Deus. E nada acontecia...Mas algo me dizia para ultrapassar a área de proteção.
Não o fiz. Era muito mais seguro e confortável onde eu estava. Do outro lado era perigoso e eu teria que ficar em pé.
Fiquei ali, olhando para aquela linha branca no chão e mais uma vez...Ultrapasse!!!
E eu sai ainda sem saber direito porquê e pra quê eu estava fazendo isso. E então, imediatamente, Deus começou a falar.

"É hora de ultrapassar, Thais. Hora de sair da zona de conforto!"

Nesse dia, Deus, de forma decisiva, me chamou para fora. Não da área de proteção do Q.G, mas do seguro e confortável lugar que é a igreja.
É muito fácil se sentar em um banco todos os domingos, receber as bençãos e voltar para casa para viver uma vida em santidade no meio de cristãos. Mas Deus estava me chamando para encarar o que há além da porta de entrada da igreja, para um lugar onde viver em conformidade com a palavra é um desafio todos os dias, mas é possível. Para pedir bençãos por alguém além de mim e minha família, para enxergar os que ficam esquecidos enquanto pedimos orações por nós mesmos.

Me perguntei, naquele dia, e pergunto a todos vocês hoje: Em que zona você está? E em que zona estão aqueles que você pretende alcançar???
 
Matheus 5:14-16 diz: "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma casa edificada sobre o monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador,e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao Pai que está no céu." e ainda em Marcos 2:17, ao perguntarem a Jesus o porquê de se sentar com pecadores Ele diz: "Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento."

O Senhor disse: "Ide e fazei discípulos!". Quem desejamos alcançar está fora da nossa zona de conforto e, talvez, você ainda não tenha ouvido Deus te chamar para fora dela.
Eu aconselho você a parar pra ouvir, se levantar do tronco e ultrapassar a área de proteção do Q.G.   
Porque VOCÊ é a luz do mundo que não pode ficar escondida!



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Migalhas

Estava lendo Mt 15:22-28 que conta a história de uma mulher que tinha uma filha doente e pede pra que Jesus a cure. Mas não pertence ao povo de Deus.
Bom, eu conheço um Deus amoroso, gentil e generoso, mas confesso que a resposta dEle, neste momento, me deixou de boca aberta:

-"Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos."-

Imediatamente perguntei: - Deus??? Porque você foi tão rude???? - e continuei lendo.
A mulher não se deixou vencer por aquilo e insistiu dizendo:

-"Mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos..."-

E Jesus disse: "grande é tua fé! Seja-te feito como desejas."

Jesus bem sabia que aquela mulher não desistiria por uma resposta rude e Ele adoraria ver a fé dela em ação.
Isso me fez entender aquela atitude, mas logo outro questionamento tomou o lugar.
- Deus, aquela mulher não era do seu povo, servia a outros deuses com certeza e você a abençoou mesmo assim. E não foi por misericórdia. A fé dela te moveu.
Se a fé é suficiente pra atrair tuas bençãos, porque você nos pede tantas renúncias? Qual a diferença entre a fé de um filho de Deus e a fé de um ímpio?????

E ele me disse: "A diferença está na resposta que ela me deu. Leia de novo!"

E eu li: "mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos..."

"Meus filhos me obedecem e vivem a minha vontade que é boa perfeita e agradável, mas ela se contentou com apenas uma benção.Ela se contentou com apenas migalhas de tudo o que eu já sonhei pra ela.
Sabe... Eu queria fazer mais do que curar sua filha físicamente. Eu queria curar a alma,eu queria curar a família inteira e curar outras através deles.
A diferença é que  os meus filhos comerão 'o melhor desta terra', porque me ouvem (Is 1:19), sentarão à mesa comigo, mas os ímpios, enquanto se confortarem longe do Pai se contentarão com migalhas..."

Não se contente com migalhas. Deus tem uma comida muito melhor pra oferecer!

Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
Isaías 1:19
Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
Isaías 1:19
Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
Isaías 1:19


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Só um pouco mais de amor...

O que era mesmo???
...Acho que era uma reunião com os discípulos. A peculiar simplicidade dEle exibia-se em todos os cantos, nada parecido com um auditório ou qualquer lugar digno da presença de um rei, parecia mais um barracão aberto.
Ela andava por aí com coisas nas costas acompanhada de sua mãe, apenas andava... Pra algum lugar, não sei o que procurava, mas ela devia saber...Sua mãe apenas a seguia...
Dobrando a esquina, uma surpresa. Seus olhos fixaram-se atônitos na sublime imagem a frente. Ele a esperava...sentado, calmo e paciente, a esperava...
Não sei dizer o que sentia, surpresa é o mais próximo que posso chegar.
O tempo, gentil, pareceu parar para deixa-la refletir sobre o que estava acontecendo.
Ela queria aquilo mais do que tudo, um sonho... Mas sua mãe estava com ela. Chorar na frente dela não a deixava confortável, porém Ele sempre havia ensinado a sair da "zona de conforto".
Obediente aos ensinamentos e movida pela vontade de realizar um sonho, ela largou os fardos e esqueceu-se da presença da mãe, afinal era impossível estar diante dEle e não se comover com sua presença a ponto de dispir-se das suas próprias leves e momentâneas preocupações.
Agarrada às suas pernas ela chorou e amou com toda a intensidade que foi possível doar a este momento.
Ele, por amor até, amou-a apenas um pouco. Ela não aguentaria a infinitude do seu amor, pelo menos por enquanto...
Não sei bem como descrever. Não era amor de pai, nem de mãe, nem de irmãos, nem de casal, nem de amigo... no entanto era tudo isso e excedia a tudo isso.
Acho que por um ato de romantismo, mostrou-me o amor puro, como ele realmente é, só um pouquinho, de presente...
Mas eu acordei... No entanto persiste em mim a certeza de que Ele esteve comigo naquela noite e que um dia estará comigo eternamente...

Você ainda reclama?

Eu estava tomando banho quando parei para me questionar como é ter um pai presente todos os dias em casa, brincando, brigando, saindo cedo para trabalhar, dizendo "Deus te abençoe, minha filha", me dando dinheiro para sair, essas coisas que os pais geralmente fazem. Então acabei por me perguntar o porquê de entre tantas pessoas no mundo justamente eu não ter essa experiência. 
Imediatamente fui respondida por Deus que disse:
- Eu sou o dono do ouro e da prata e nunca te deixei faltar nada, você cresceu com saúde até hoje, tudo o que você me pede e é bom pra você Eu dou.
Eu preencho a falta de um pai na tua vida com o maior amor que existe o qual nenhum pai no mundo pode dar e você ainda reclama???

#MeCalei

*Isso aconteceu no ano de 2009. A aproximação com meu Pai tem aumentado nos últimos anos. :)

domingo, 13 de janeiro de 2013

Eu também temi



Estava comunicando à minha família sobre meu chamado e minhas tias, interessadas, me perguntavam sobre como eu falava com Deus e como eu sabia que era ele mesmo falando e que era isso mesmo que ele queria para mim.
Comecei contando das confirmações que Ele me deu sobre o assunto.
Contei de uma vez que, ao saber que viajaria pelo mundo todo em missões, confessei a Deus que estava com medo, pois não me agradava muito a idéia de ir à padaria sozinha, quanto mais a outros países.
E, mesmo sem ter contado sobre isso a ninguém, Deus usou uma de minhas amigas para me dizer que eu não estaria só, pois Ele estaria comigo e me daria amigos em muitos lugares e um ano depois isto começou a acontecer. Eu tinha amigos até na Ucrânia.
Fiquei surpresa pela expressão confiante que o olhar delas continha e pelo apoio que elas me davam, pois não eram evangélicas e seria compreensível que elas não concordassem com isso logo de cara. Mas o que mais me surpreendeu foi justamente a minha tia evangélica que interrompeu o momento dizendo: “Só tem um pequeno problema... Missionários não têm medo e se você tem acho que tem que ver isso ai direito.”
A desconfiança no tom de voz dela me machucou muito e apesar de conhecer muitos missionários e ter conhecimento de seus medos e dúvidas, sabendo que isto é normal, eu estava realmente ferida com aquilo. Não era a primeira vez que eu ouvia algo assim.
Já era noite e resolvi não pensar mais nisso e dormir. Assim eu esqueceria. Mas quando acordei aquilo ainda me incomodava e comecei a contar pra Deus sobre como estava me sentindo e então Ele me consolou do jeito que só Ele sabe fazer:
“Não se preocupe. Eu entendo você. Eu tive medo também!
Você se lembra do Getsêmani? Eu suei sangue de tanta angústia. E você deve se lembrar das minhas palavras: ‘Se possível for, passe esse cálice de mim’, mas sabe qual era a diferença entre o meu medo e a covardia? Eu disse: ‘mas que seja feito conforme a tua vontade’ e é essa a diferença que eu encontro em você.
Não se incomode pelo que os outros venham a pensar. O que eu penso é que você é igual a mim. Temeu, mas seu coração está totalmente disposto a deixar seus medos pra trás e cumprir a minha vontade. E se não há erro no meu medo, não há erro no seu também. E se você age como eu, é porque tem andado comigo e se eu sou  por você quem é contra você?” 
Meu semblante caído deu lugar a uma expressão muito mais alegre por saber o quanto Deus se importa com o que sentimos e o quanto Ele valoriza cada pequeno esforço que fazemos por cumprir sua vontade.
Perdoei as palavras da minha tia e aprendi que não há nada de errado em temer desde que nossos medos não tomem o lugar da disposição em fazer aquilo que Deus nos manda fazer e que Deus é a nossa referência e o primeiro a quem devemos ouvir, pois os pensamentos dEle sobre nós são mais importantes do que qualquer coisa que os outros possam pensar.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Hoje Ele estava na minha janela...


Hoje ele estava na minha janela cantando...
Ontem eu pensava no hoje, mas era tarde da noite e isso me preocupava, porque hoje eu precisava acordar muito cedo. Ajustei o alarme para as 6:00 h e antes de dormir fui dar boa noite pra Deus.
Pedi que o alarme não me acordasse, pois este sempre costuma me irritar já nas primeiras horas do dia, mas que Ele me acordasse, pois sempre me acorda com carinho.
Neste momento ele resolveu exercitar a minha fé.

- Então desligue o alarme!- foi o que Ele disse.

Eu sabia que era Ele falando, mas estava relutante, pois, admito, não confiava o suficiente para chegar a desligar o alarme.
Eu pensava milhões de vezes:

- E se eu não acordar? - o que era óbvio visto que já passava da meia-noite.
- Será que minha mãe também está usando o alarme para o mesmo horário?
- Não posso me atrasar!!!

Deus então me disse que:

 Eu precisava confiar nEle nas coisas pequenas, pois se nem nestas eu confiar como será com as grandes?

E depois de muito relutar resolvi desligar, mas confesso que ainda estava cética. Tanto estava que acordei pelo menos duas vezes durante a madrugada para olhar o relógio.
Mas... Às 5:58 Ele estava na minha janela cantando pra eu acordar...